Desenvolvimento de Recursos Humanos

A economia mundial apresenta dois quadros distintos: nos países desenvolvidos, as empresas operam dentro de uma nova mentalidade de se obter o lucro em função da alta produtividade. No Brasil, vivemos uma realidade triste até certo ponto, com um quadro econômico recessivo e inflacionário, onde os diversos setores da sociedade apresentam baixa produtividade. Isso vem levando as empresas, de modo geral, a se voltarem para a necessidade de auto crescimento, no sentido de obterem forcas para combater num mercado altamente competitivo.

Nesse contexto, as empresas são punidas por não disporem de elementos que possam prever e adaptar seus produtos e estoques as tendências do mercado. A busca do crescimento e desenvolvimento empresarial, além de ser embasado num projeto de expansão tecnológica e aplicação da informática como ferramenta produtiva de trabalho, deve ser validado por um projeto de desenvolvimento de recursos humanos, como fator imprescindível para sintonia entre mercado e empresa.

O que é projeto de desenvolvimento de recursos humanos? como pode ser trazido a realidade? Como se aplica?

É um projeto que engloba plano de administração de benefícios, de treinamento e de remuneração de forma produtiva, com a missão de influir nos valores culturais. O projeto de desenvolvimento de recursos humanos deve ser visto como um instrumento básico para aperfeiçoamento individual e da empresa, para a obtenção dos fatores positivos da produção e para melhoria do ambiente. A sua aplicabilidade deve ser conjugada ao desenvolvimento tecnológico da empresa, buscando dessa forma a cumplicidade entre funcionários e crescimento produtivo.

Se a organização pretende promover essa inovação como base para o crescimento ou em resposta a dinâmica ambiental, deve estar sobretudo disposta a alterar valores culturais e seus dogmas institucionais: um dos desafios mais excitantes para os estrategistas das organizações que visam ao lucro.

Ralph Waldo Rangel – 1992

Escrevi esse artigo durante o ano de 1992, na época eu trabalhava no Banco Brasileiro Comercial – BBC; o Presidente Collor ainda não havia sofrido o impeachment, o artigo foi publicado em novembro/1992 – no Boletim Informativo do SEBRAE Goiás – Número 10. Naquela época termos como globalização e meritocracia ainda não eram debatidos, DEPARTAMENTO DE PESSOAL era o local onde se administrava tudo sobre os colaboradores, a inflação no Brasil beirava os 480% ano, na tecnologia usávamos o termo informática, internet nem pensar, banco de dados também e tão pouco business intelligence e big data. Mas se nota claramente que a saída em qualquer situação era o investimento tecnológico e em pessoal. Sinceramente acredito que isto vai acabar, teremos apenas o investimento tecnológico, publicarei outro artigo tratando deste assunto.

 

 

Deixe um comentário