Aumenta a demanda por segurança e cloud

O crescimento do ecossistema de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) demanda a implementação cada vez maior de tecnologias habilitadoras. A evolução da inteligência artificial (IA), bem como da internet das coisas (IoT) exige investimentos relacionados à cibersegurança, cloud e 5G.

Nesse sentido, o vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, Atilio Rulli, ressalta a importância de avaliar o ecossistema como um todo e contar com profissionais especializados para garantir a segurança.

“Quanto mais dispositivos e locais de processamento, mais investimentos em segurança. Todas as camadas e pontos de conectividade e devices têm que se preocupar com a segurança. O investimento precisa ser no ecossistema”, explicou o executivo ao  tele.síntese.

Tecnologias habilitadoras

Cloud

De acordo com estimativa da Gartner, os gastos globais em nuvem pública terão um aumento de 20,4% neste ano devido à maior utilização das nuvens, combinado com a alta dos preços dos fornecedores. A alta procura se deve ao caráter habilitador da nuvem, que proporciona o desenvolvimento de tecnologias que também são altamente requisitadas, como a inteligência artificial generativa (GenAI). Além da IA, o gerenciamento do 5G pelas operadoras é feito em cloud.

Ao tratar de governança de dados, o Líder de Vendas de Soluções Digitais da Embratel, Odélio Horta Filho, explica que a nuvem é uma das principais ferramentas de tecnologia de gestão de dados.

“A nuvem é um habilitador para várias coisas, inclusive para a inteligência artificial. Para ter a IA Generativa e poder contar com o melhor que ela pode oferecer, por exemplo, é preciso ter os dados estruturados e segurança. E a nuvem proporciona isso”, exemplificou o especialista.

5G

tic

A conectividade também é um fator fundamental para impulsionar novas tecnologias. Mais do que isso, a implementação do 5G pode gerar efeitos positivos em diversas áreas da economia. Na logística, por exemplo, a rede 5G pode contribuir com informações de controle de cargas e apoio aos motoristas. Em geral, a rede de quinta geração fornece o acesso a uma internet de alta performance que, por sua vez, aperfeiçoa o nível de gestão de informações e torna o processo e a empresa mais eficientes, assertivos e competitivos.

Segurança

O decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, que instituiu a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), representou um avanço na proteção do ciberespaço brasileiro. Isso porque estabelecer um espaço seguro e confiável para que as empresas e novas tecnologias se desenvolvam é essencial, principalmente no que diz respeito à segurança de dados. 

Com a fiscalização e o controle de atividades relacionadas à cibersegurança, as medidas de proteção são fortificadas e a resiliência cibernética nacional aumenta, garantindo a longevidade do espaço que tende a contribuir cada vez mais para a economia.

Fonte: Embrael

Deixe um comentário