O que é a divisão digital?

Não, não é um novo tipo de equação matemática! A divisão digital é a lacuna que existe entre as pessoas no mundo que têm acesso a computadores, dispositivos móveis e à internet e as que não têm. Sabemos que quase metade do mundo ainda está offline, o que significa que metade do mundo ainda não consegue se beneficiar da era digital e da economia digital.

Para saber mais sobre a divisão digital, assista a este vídeo com Alice Munyua, diretora da Africa Mradi da Mozilla, ou continue lendo abaixo.

A divisão digital existe em toda parte. Nos Estados Unidos, há milhões de americanos sem acesso confiável à internet em suas casas, mas as diferenças nas taxas de conectividade entre os países mais ricos e os mais pobres são mais pronunciadas. Por exemplo, bem mais de 80% dos europeus têm acesso à internet, mas uma minoria das pessoas que vivem na região da África pode se conectar. E, globalmente, menos mulheres podem acessar a web do que homens.

No caso do continente africano, a divisão digital é previsivelmente impactada pelo custo. O continente tem a internet mais cara do mundo, de acordo com a Aliança pela Internet Acessível (Alliance for Affordable Internet).

Custo de 1 GB de internet banda larga móvel como % da renda mensal bruta

Essa alta barreira à entrada tem muitas implicações. Uma coisa que a crise da COVID deixou claro é que precisamos de uma economia digital conectada agora mais do que nunca. Fazer uma simples videochamada pode ser uma experiência realmente frustrante para alguém na Índia ou na Nigéria, e apenas tente estudar em casa sem uma banda larga confiável!

% de adultos nos EUA que tinham banda larga em casa em 2019, por renda

Mesmo para as pessoas que estão on-line, ainda existem disparidades. Por exemplo, a brutalidade policial em um protesto em um local com acesso confiável à internet, como os EUA ou Hong Kong, provavelmente será muito melhor documentada do que na Nigéria, Zimbábue ou Tanzânia. E quando os estados fecham a internet aberta, como vimos em tempos de agitação civil ou durante as eleições presidenciais, os atores políticos podem criar condições que os favoreçam politicamente, com sérias implicações democráticas e cívicas.

Para as pessoas que têm a sorte de ter conectividade significativa, a internet fornece uma ligação crucial para informações que ajudam a manter suas famílias saudáveis e seguras, mantê-las empregadas, capacitá-las a estudar, se envolver no governo e exercer as liberdades políticas.

Em última análise, a divisão digital é um sintoma que nos aponta para um problema muito mais profundo em nossos sistemas econômicos e no desenvolvimento econômico. É um problema que existe tanto nos países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos do mundo. Para abordar a divisão digital, devemos abordar os desafios sociais e culturais subjacentes que a criaram.

Fonte: Mozilla

Deixe um comentário