Ensino Superior

Ensino Superior ou Graduação é como é chamado o primeiro nível da formação universitária. Completar a graduação é o que permite o exercício da profissão escolhida, caso esta seja atrelada a exigência de um diploma, como a medicina e a odontologia.

Os cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, este último também chamado de graduação tecnológica. Os formados nestes cursos são chamados de graduados, ou especificamente bacharel, licenciado e tecnólogo.

A maior parte das graduações dá o título de bacharel, como a matemática, as engenharias e o direito. A licenciatura é um modelo de curso voltado para a formação de professores, e o currículo conta com boa parte das disciplinas do bacharelado mais cadeiras específicas de pedagogia. O curso superior de tecnologia tem um formato mais curto que um bacharelado ou uma licenciatura, e tem caráter mais técnico e menos teórico.

A graduação é um curso formal, reconhecido pelo Ministério da Educação, e tem regras específicas para o seu funcionamento dentro das Faculdades e Universidades. Eles são em sua maioria presenciais, ou seja, exigem que o aluno se desloque até a sala de aula para o cumprimento da carga horária de aula e realização dos exames.

graduação à distância é um modelo de ensino em que o aluno cumpre suas horas virtualmente, por meio de tecnologias da informação como computadores ou tablets. Mesmo neste formato, algumas horas presenciais são solicitadas, para haver trocas com os professores, garantindo o ensino de qualidade e adequada assimilação dos conteúdos por parte do aluno.

Depois da graduação, o aluno que quiser continuar seus estudos pode fazer a pós-graduação, estas que são ainda divididas entre lato sensu (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados).

Saiba mais sobre o significado de pós-graduação.

A palavra graduação também se refere a ação de graduar. Graduar é dividir algo em níveis, ou graus, em uma escala.

As escalas e divisões hierárquicas podem ser chamadas de graduações, sendo inclusive usado para posições sociais, ordem de cargos militares, e até em escalas cartográficas e musicais.

Em termos universitários, não há sinônimo exato para graduação no Brasil. Pode-se usar a expressão curso superior, mas que abrange outros tipos de cursos.

Em relação aos níveis de graduação, pode-se usar como sinônimo escala, posição e hierarquia.

Deixe um comentário